São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
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Corredores vão atingir 81.905 domicílios

DA REPORTAGEM LOCAL

Os novos corredores de ônibus anunciados pela Prefeitura de São Paulo para este ano vão atingir diretamente 81.905 domicílios.
Essas moradias estão localizadas num raio de 200 m dos corredores -área onde se incluem os imóveis que recebem o maior impacto do corredor (veja quadro na pág. 6-9).
O levantamento foi feito pela Geomarket Estudos de Mercado.
Os cinco novos corredores somam 58,1 km. Mas em nenhum deles o volume de trânsito chega próximo ao do corredor Santo Amaro, que concentra o maior tráfego de ônibus da cidade.
O corredor do Rio Bonito (zona sul de São Paulo) também deve promover concentração volumosa de veículos.
Com 22,5 km de extensão, o Rio Bonito também é o corredor mais extenso entre os novos.
Apesar disso, o corredor São João é o que vai atingir o maior número de moradias: 25.897. Mas o tráfego no São João vai ser "suave": 50 ônibus a cada hora.
Segundo consultores imobiliários ouvidos pela Folha, o impacto do corretor no bairro é diretamente proporcional ao fluxo de veículos que passarão pelo corredor.
Ou seja, quanto maior o número de ônibus trafegando, maiores serão as alterações na região.
Por esse critério, os corredores de Pirituba e São João serão os que causaram menos mudanças depois de entrarem em operação, uma vez que a previsão da SPTrans é de que circulem 50 e 60 ônibus por hora em cada um deles, respectivamente.
Já os corredores da Estrada de Itapecerica (170 ônibus/hora), Guarapiranga (160/hora) e Rio Bonito (200/hora) deverão ter impacto bem maior.

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