São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa revela novo perfil dos que mudam de país

MARTA AVANCINI
DE PARIS

Além da mudança das rotas das imigrações, a OCDE detectou a alteração do perfil do imigrante que se dirige aos países-membros.
Se antes predominavam os trabalhadores em busca de emprego, hoje são as famílias que se deslocam para um novo país.
"O casamento ou os parentes são o principal fator de atração", disse André Lebon, da Direção da População e das Migrações.
Outra característica do perfil dos imigrantes diz respeito à diversificação dos países de origem, com um crescimento de importância dos países asiáticos.
EUA, Canadá e Reino Unido são os principais pontos de chegada de chineses, filipinos e vietnamitas. Alemanha, Áustria e Suécia recebem, em especial, imigrantes da Polônia e da Romênia.
A França atrai marroquinos e argelinos. Os órgãos de imigração do governo começam a observar a chegada, ainda pequena, dos asiáticos. Lebon afirma que, no ano passado, foram registrados pela primeira vez coreanos.
(MA)

Texto Anterior: França não tem empregos suficientes
Próximo Texto: Portugal atrai mais imigrantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.