São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portugal atrai mais imigrantes

MARTA AVANCINI
DE PARIS

Tradicional exportador de mão-de-obra, Portugal passou a enfrentar, a partir de 94, o aumento do fluxo de imigrantes.
Dados do governo português fornecidos à OCDE indicam que cerca de 20 mil pessoas pediram visto em 94, contra 8.000 no ano anterior. Os imigrantes são cerca de 1,7% da população de Portugal, estimada em 10 milhões.
Os brasileiros têm participação significativa: são 14% dos novos residentes em Portugal. À frente deles, estão imigrantes originários de países da OCDE e da União Européia (60%). Os demais se dividem entre os países africanos de língua portuguesa.
As boas perspectivas da economia portuguesa são o principal motivo de atração de imigrantes."É normal que isso ocorra. O país entrou para a União Européia e está indo bem", disse o economista Eric Fontaine.
Os estrangeiros se dedicam a quatro tipos de atividade -agricultura, indústria manufatureira, construção civil e trabalhos públicos e serviços. Os brasileiros costumam desempenhar funções no setor de serviços.
(MA)

Texto Anterior: Pesquisa revela novo perfil dos que mudam de país
Próximo Texto: Argelino quer levar família
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.