São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher pode ser vice do presidente do Irã

Jornal diz que médica ocupará o cargo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O novo presidente do Irã, o moderado Mohammad Khatami, escolheu uma mulher, Masumeh Ebtekar, para o cargo de vice-presidente da República, anunciou ontem o jornal "Iran News".
Se a nomeação for confirmada, Ebtekar, 36, será a primeira mulher a chegar à Vice-Presidência do país, que se tornou uma república islâmica em 1979.
Esta seria a segunda nomeação feita por Khatami, que indicou como outro vice-presidente Hasan Habibi, seguidor do ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani.
Ebtekar deve também ser designada chefe da Organização Iraniana de Proteção do Meio Ambiente, segundo o jornal.
Casada e mãe de dois filhos, a ex-jornalista Ebtekar estudou nos EUA e é médica especialista em imunologia e professora universitária.
Novo ministério
Uma lista completa dos nomes do gabinete deve ser apresentada nesta semana ao Parlamento, dominado pelos conservadores. Khatami, que assumiu no último dia 4, tem até o dia 18 de agosto para indicar seus 22 ministros.
Espera-se que o Majlis, como o Parlamento iraniano é chamado, sabatine os candidatos aos ministérios mais importantes, como o de Relações Exteriores, de Interior e de Cultura.
Analistas dizem que o líder espiritual do Irã, Ali Khamenei, e seus aliados estariam se opondo a certos candidatos.
A aprovação do gabinete pelo Majlis será, segundo os analistas, a chave para a realização das reformas liberalizantes anunciadas por Khatami durante a campanha.
Governo moderado
A nomeação de uma mulher para a Vice-Presidência representa mais um indício de que o recém-empossado Khatami buscará realizar mudanças no país.
Khatami foi eleito com forte apoio do eleitorado feminino, de jovens e de intelectuais. Ele teve quase 70% dos votos no primeiro turno, em maio, vencendo o candidato conservador Ali Akbar Nateq-Nouri. Durante a campanha, Khatami prometeu que o Irã mudaria "para aceitar o pluralismo e a variedade de pontos de vista dentro do sistema e das leis".

Texto Anterior: Sobra do stalinismo militariza meninos
Próximo Texto: Líbano diz que Israel visa civis em ataques
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.