São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalho entra no currículo

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Trabalho e consumo são os dois novos temas transversais que entrarão nos parâmetros curriculares nacionais (PCN) que o Ministério da Educação está elaborando para alunos de 5ª a 8ª série. Inovação dos PCN, os temas transversais são aqueles assuntos que não constituem disciplinas -como português ou matemática-, mas estão incorporados a elas.
Os PCN de 1ª a 4ª série, que serão distribuídos em outubro, já introduziram quatro temas: ética, meio ambiente, saúde e orientação sexual.
Segundo Neide Nogueira, coordenadora dos temas transversais dos PCN, a idéia dos novos temas é trabalhar com noções de direito e cidadania -tanto enquanto consumidor, como trabalhador.
"Também queremos analisar as formas de produção da vida humana e as rápidas transformações que o trabalho está sofrendo", afirma. A problemática do trabalho infantil também entrará.
Como diz o nome, os PCN não são um currículo obrigatório, mas apenas parâmetros que o MEC define para que o Conselho Nacional de Educação, os Estados e os municípios desenvolvam seus próprios currículos.
(FR)

Texto Anterior: Construtivismo se adaptará à neurociência
Próximo Texto: A avaliação em Minas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.