São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997
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Marketing inspirado na natureza

HELCIO EMERICH

Alguns dos mais inventivos produtos de consumo tiveram origem nas lições da natureza. As câmeras fotográficas, por exemplo, tentam reproduzir em parte o trabalho do olho humano. Os carrapichos que se agarram à roupa deram a um inventor a idéia para a criação do velcro.
Mimetizando a elasticidade da pele humana surgiram os filmes de plástico para a proteção de alimentos. A natureza é uma fonte inesgotável de conhecimentos para o desenvolvimento de novos produtos e embalagens compatíveis com o meio ambiente.
Inúmeros produtos "ambientalmente corretos", já disponíveis no mercado, provam que os princípios e processos biológicos podem ser usados para estimular o desenvolvimento de ingredientes e materiais que não agridam a ecologia.
Com os moinhos de vento da Holanda ou os movidos a água da Nova Inglaterra, o homem alegrou-se com os benefícios da energia renovável e não poluente. Com a ajuda de novas tecnologias, ele está utilizando o sol não apenas para sistemas domésticos de energia (hoje adotados por mais de um milhão de residências só nos Estados Unidos, a custos que podem chegar a US$ 10 mil), mas também para calculadoras de bolso vendidas a US$ 4.
Lembra-se do antigo axioma segundo o qual na natureza nada se perde, tudo se transforma? Pura verdade: o solo aproveita a decomposição de plantas e dejetos de animais para gerar novas formas de vida.
A água vive um ciclo interminável de transformação, passando da evaporação para a condensação, desta para a chuva e assim por diante. Nessa mesma linha, a luta contra o desperdício, que gerou conceitos como os da reciclagem, "refabricação" ou compostagem, abre oportunidades para a criação de novos usos para produtos ou materiais que, inaproveitados, acabariam em lixo e poluição.
Uma empresa regional de laticínios dos Estados Unidos, a Saint Paul's Milk, conseguiu uma grande fidelidade dos consumidores da região ao lançar um sistema de "refill" para garrafas plásticas de leite. A Hewlett Packard bolou um serviço domiciliar para coleta de estojos usados de fitas cassete. A GE e a Sanyo implantaram um serviço semelhante (só que pelo correio) para recarregar pilhas Acell. A Webster Industries fabrica sacos de lixo biodegradáveis. Usando sementes cultivadas segundo métodos de povos primitivos, a Naturally Colored Cottons Inc. produz algodão em cores naturais para a fabricação de jeans. Sua tecnologia eliminou as operações de tingimento e secagem, que espalhavam toxinas no meio ambiente.
Por sua vez, a Air-Packing Tecnologies inventou vários modelos de colchões de ar e de plástico que substituem, dentro das caixas de embalagens, o papelão corrugado (de origem vegetal) até então empregado para proteger produtos delicados. Ela se inspirou no ovo, a mais perfeita e elegante embalagem criada pela natureza.

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