São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site oficial da banda na Internet é político

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Conheça seu inimigo: escolha um alvo, estude seus hábitos, faça algum estrago. Esse é o menu de opções para quem acessa a página oficial do Offspring na Internet (www.offspring.com) e a maneira que Dexter Holland, 31, escolheu para colocar o disco "Ixnay on the Hombre" na rede.
À primeira vista, pode parecer que a banda sofreu algum tipo de censura ou pressão por causa de suas letras. Mas não é nada disso, foi vontade própria.
Cada item é um link para páginas menos musicais e mais políticas dos EUA.
"Escolha um Alvo" remete o internauta direto para uma página que lista vários grupos de direita dos EUA, tudo isso para dizer que eles, recentemente, atacaram as artes e a liberdade de expressão no país.
Estão citados a Coalizão Cristã de Ralph Reed, a American Cause do ex-candidato à presidência dos EUA Pat Buchanan e o Empower America, de William Bennett.
São grupos conservadores, têm figuras importantes, apoio de setores da sociedade e atuação política forte, exercendo lobby nas decisões oficiais dos EUA.
Um pouco adiante, é possível acessar o "Anarchist Cookbook". Essa página ensina a fazer bombas e dá dicas para fraudar cartões de crédito. Segundo o líder Holland, a meta não é promover o uso das informações. Trata-se simplesmente de alcançar o "último estágio da liberdade de expressão".
(PD)

Texto Anterior: Offspring quer fazer as pessoas pensarem
Próximo Texto: Monet é visto por 400 mil pessoas em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.