São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoras disputam obra de Lispector

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REDAÇÃO

A editora Rocco anunciou ontem a aquisição dos direitos de publicação de todos os livros da escritora Clarice Lispector (1925-1977).
No entanto, o editor Carlos Leal, da Francisco Alves, empresa que publica títulos da autora desde 1979, disse "estranhar a informação".
Leal explica que o contrato de direitos sobre a publicação da obra de Lispector, com a agente da escritora, Carmen Balcells, foi renovado no dia 20 de novembro de 1995 por cinco anos.
Paulo Rocco, editor da Rocco, alega que a negociação foi fechada no final da semana passada. "Entramos em contato com a agente de Clarice -Carmen Balcells- e com Paulo Gurgel Valente, filho da escritora. O contrato está assinado e já pagamos os direitos de publicação", explica Rocco.
Carmen, que é também agente de Gabriel García Márquez e Mario Vargas LLosa, mora em Barcelona (Espanha), mas não foi localizada em sua casa até as 20h.
Paulo Gurgel Valente disse que apenas a agente pode dar declarações sobre negociação com a editora Rocco.
Leal, da Francisco Alves, diz que se a situação não for esclarecida em breve, "terá que ser decidida na Justiça".
Segundo Paulo Rocco, a editora adquiriu os direitos sobre os 23 títulos da escritora, reunindo as obras para adultos e crianças.
Segundo ele, a publicação das obras da escritora coincidiria com o lançamento dos títulos de Lygia Fagundes Telles, que vendeu os direitos de publicação de suas obras para a empresa em junho deste ano.
Carlos Leal diz que a editora não teria nenhum interesse em negociar as 17 obras de Lispector que a Francisco Alves publica. "Esses livros são o carro-chefe da Francisco Alves, assim como seriam em qualquer editora", opina Leal.
Já segundo Paulo Rocco, sua editora tem a intenção de começar a relançar os livros da escritora, com novo tratamento gráfico, a partir de outubro.
Em 12 de dezembro, quando se completam 20 anos da morte de Lispector, a Rocco pretende fazer uma série de homenagens.

Texto Anterior: Explosão de bomba fere mulher em BH
Próximo Texto: Canal Superstation quer processar TVA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.