São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cafés Filosóficos chegam ao Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de hoje São Paulo recebe uma das últimas modas da França: os cafés filosóficos.
Acontece hoje na livraria Cultura a primeira sessão -aberta a todos os interessados- do que já foi chamado, em Paris, de a mais concreta evidência do "retorno do pensamento".
Sob a coordenação da filósofa e professora da USP Olgária Matos, o brasileiro reproduz o modelo criado pelo francês Marc Sautet, que promove em vários cafés da capital francesa encontros entre pessoas que pretendem discutir, filosoficamente, os problemas da humanidade.
Por sua ação, Sautet foi um dos intelectuais que mais frequentaram a mídia de seu país no ano passado.
Ele é também o criador dos "gabinetes de filosofia" (discussões filosóficas individuais, à maneira de uma sessão de análise), popularizadas no mesmo ano que os cafés (92).
Sautet já escreveu um livro para explicar as bases de sua proposta: trazer para as pessoas angustiadas com o mundo um pouco de reflexão sobre a realidade.
Para poder trazer o café filosófico ao Brasil, Sônia Goldfeder, assessora de comunicação da Cultura, teve que obter uma permissão do próprio Sautet.
Para ele, não se trata apenas de reunir pessoas para uma conversa. Cada encontro requer, sobretudo, um método.
Nos cafés parisienses, Sautet fala sempre nas manhãs de domingo, no Les Phares, enquanto vários de seus discípulos fazem o mesmo em outros locais pela cidade.
A pergunta prometida para a estréia brasileira é "Por que a filosofia em tempos de penúria?", mas a idéia é que, a partir da segunda sessão -os encontros se darão semanalmente-, as questões partam do próprio público.

Evento: Café Filosófico
Quando: hoje, às 19h30
Onde: Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 011/285-4033)
Quanto: entrada gratuita

Texto Anterior: São Paulo recebe tesouro dos Windsor
Próximo Texto: Filósofo faz 'experiências de pensamento'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.