São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paleontólogo afirma ter encontrado fóssil gigante

DA "FRANCE PRESSE"

O esqueleto fossilizado do maior pássaro que provavelmente já existiu -do tamanho de um elefante- foi descoberto e reconstituído num museu do norte da Austrália, informaram ontem paleontólogos. A existência do Dromornis stritoni, semelhante a um avestruz e que viveu há 8 milhões de anos, já era conhecida.
O esqueleto encontrado no sítio de Alcoota, 180 km a nordeste de Alice Springs, permite supor que o exemplar descoberto era muito maior que os demais e tinha o tamanho de um elefante.
Apesar do seu volume, o animal, que não voava, podia avançar a uma velocidade de 25 km/h, o suficiente para pô-lo a salvo dos animais de rapina, afirmou o paleontólogo Peter Murray.
Segundo ele, o Dromornis stritoni descoberto na Austrália é ainda maior que o pássaro gigante de Madagascar, que era até agora considerado a referência na área.

Texto Anterior: Canadense diz que achou dez ovos de dinossauro
Próximo Texto: 'Geração talidomida' é alvo de novo estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.