São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP tem 1 médico para 500 pessoas

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se a saúde dependesse apenas do número de médicos, a população do Estado de São Paulo estaria tão bem assistida quanto os moradores dos países mais desenvolvidos. No Estado de São Paulo há cerca de um médico para cada 500 habitantes. Na cidade de São Paulo, a proporção é maior ainda: um médico para cada 300 habitantes.
Por esse indicador, São Paulo estaria melhor servida que países como Reino Unido (que tem um médico para 660 habitantes), Japão (um para 587), Canadá (um para 514), Estados Unidos (um para 439), Dinamarca (um para 353) e Alemanha (um para 310).
A explicação estaria no gerenciamento precário e distorcido do sistema de saúde. Com baixos salários que obrigam a inúmeros empregos -média de três, segundo o Sindicato dos Médicos-, o rendimento dos médicos seria muito menor que em outros países. Os resultados da pesquisa reforçam a reestruturação do sistema de saúde pregada por especialistas de recursos humanos.
(AB)

Texto Anterior: Estado tem saúde de 1º e 4º Mundos
Próximo Texto: Estado deve gerir e controlar saúde, diz especialista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.