São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta 'brinca de Deus' na decisão

FÁBIO VICTOR
DO ENVIADO A BELO HORIZONTE

Não fosse a partida final da Libertadores, o presidente do Sporting Cristal, Francisco Lombardi, 46, estaria hoje em Gramado (RS), acompanhando o desempenho do último longa-metragem do cineasta Francisco Lombardi, "Bajo la Piel", na mostra competitiva do festival de cinema gaúcho.
Lombardi, dirigente do clube desde 1991 e presidente do clube na conquista do tricampeonato peruano 94-95-96, considera-se cineasta antes de qualquer coisa, mas diz que a paixão pelo futebol o forçou a acumular a função.
"O que me fascina no cargo é a possibilidade de ter o time que quero, o de ter poder para determinar quem vender ou comprar para o meu time. De certa maneira, é brincar um pouco de Deus."
Diante do exemplo, acaba admitindo: "É semelhante ao cinema, ao processo de escolha dos atores, ao comando que tem que ter um diretor em relação à sua obra".
Incomoda-lhe, no entanto, a burocracia inerente à função.
"É realmente difícil para um artista se acostumar com coisas como contratos, multas, papelada, mas tudo tem seu preço."
O cineasta dirigiu oito longas e vários curtas -não sabe quantos.
Entre alguns prêmios conquistados, destaca-se o de melhor diretor no festival de San Sebástian (Espanha), em 1985, pelo filme "La Ciudad y los Perros".
Hoje acumula as duas funções. "Ao mesmo tempo em que penso em cinema o dia todo, vou todos os dias ao clube."
Na beira do campo, assistindo ao treino, chega a se queixar por não poder estar em Gramado, ("se não tivesse o jogo, estaria lá"), mas, pelo menos dessa vez, deixa claro que a paixão que diz secundária foi mais forte que a primeira.
Quanto final de hoje, é conciso e imodesto. "Minha expectativa é ganharmos a taça."
(FV)

NA TV - Cruzeiro x Sporting Cristal; Sportv, ao vivo, às 21h30

Texto Anterior: Após tremor, Mineirão encolhe
Próximo Texto: Julinho prevê chances iguais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.