São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição cria aliança contra controle do PRI

Partido perdeu maioria no Congresso

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os quatro partidos políticos de oposição do México anunciaram ontem a formação de uma frente única para retirar do governista PRI (Partido Revolucionário Institucional) o controle da Câmara dos Deputados.
O acordo é uma das primeiras consequências das eleições de 6 de julho, quando a oposição conseguiu maioria na Câmara obtendo 261 das 500 cadeiras. O PRI se mantinha no poder há 68 anos.
O "pacto de Esopo" -o nome é uma referência à rua onde o grupo se reuniu- envolve os partidos Revolução Democrática (PRD, centro-esquerda), Ação Nacional (PAN, conservador), Verde Ecologista Mexicano (PVEM) e do Trabalho (PT, esquerda).
A oposição estabeleceu metas com o objetivo de "dignificar" o Congresso. Uma delas é que um deputado do grupo seja nomeado pela primeira vez o presidente da Câmara.
Pelo acordo, os partidos querem também que funcionários da Câmara sejam escolhidos "por capacidade profissional e técnica".
Outra exigência é que o presidente da República, ao ler seu relatório de governo -a próxima data é 1º de setembro-, responda a perguntas dos deputados, o que não ocorre atualmente.
O PRI controlava comissões e postos chaves da Câmara, designava funcionários e sempre impediu interferências na apresentação do relatório presidencial.
Analistas afirmam que o PRI tentará vetar no Senado -onde ainda mantém maioria- resoluções da Câmara de Deputados.

Texto Anterior: Condenado à morte guarda de elite de Iasser Arafat
Próximo Texto: Juiz proíbe Frepaso de usar seu nome
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.