São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder do tráfico é idolatrado

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

As Polícias Civil e Militar apontam Mauro Reis Castellano, o Gigante, como um dos mais antigos líderes do tráfico de drogas no Rio.
Segundo policiais que patrulham o complexo da Maré, Gigante comanda a venda de cocaína e maconha no local desde o início dos anos 80. Nascido na favela Nova Holanda (parte do complexo), Gigante é adorado pelos moradores. Ele distribui cestas básicas e remédios para famílias necessitadas. Promove pagodes, bailes funk e festas juninas.
No Natal, as crianças recebem brinquedos. Caminhões com alimentos são contratados por Gigante, que faz a distribuição em praça pública.
"Dentro do complexo da Maré, considero quase impossível prender o Gigante. Ele é muito protegido pela população", disse o major Renato Borges Filho, subcomandante do 22º Batalhão da PM, em Benfica (zona norte).
Vinculado à facção criminosa CV (Comando Vermelho), Gigante é acusado pela polícia de controlar a venda de drogas nas favelas da Maré (Nova Holanda, Parque União, Rubens Vaz, morro do Timbau, Baixa do Sapateiro, Vila do João e Vila dos Pinheiros).
Em junho, Gigante foi sequestrado por supostos policiais, que só o libertaram após receber R$ 300 mil de traficantes do CV.
Cerca de 40 mil pessoas moram no complexo da Maré. Em comparação com outras favelas cariocas, as da Maré são dotadas de serviços de infra-estrutura.
(ST)

Texto Anterior: Próximos alvos são 2 terrenos
Próximo Texto: Empresário depõe na PF sobre armas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.