São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Complemento salarial salva curso de aluna

IRINEU MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

A estudante Adriana Pinho Ramos, 26, trabalha oito horas por dia para poder pagar as mensalidades de seu curso de administração em São Luís (MA). Ela recebe dois salários mínimos (R$ 240) como contato comercial de uma empresa e paga mensalidade de quase o dobro disso, R$ 460.
"O que me salva é o complemento salarial com as metas de produção da empresa, com o que dá para pagar a faculdade e ainda sobra um pouco", disse.
Adriana Ramos diz que sente revolta por ver seu ganho quase todo comprometido com o pagamento do curso. Ela faz o curso no Ceuma (Centro de Ensino Unificado do Maranhão), a única entidade particular com cursos de nível superior em São Luís.
"Sinto-me um pouco prejudicada por não ter tanto tempo para estudar", afirmou Adriana Ramos, que interrompeu os estudos por dois anos em 94 para cuidar do filho recém-nascido.
Apesar da falta de tempo e da cara mensalidade, ela vê vantagens em estudar em faculdade privada e trabalhar. "Na particular não há tantas greves como na federal. O fato de eu trabalhar também ajuda, porque me dá uma experiência prática que universitários que não trabalham não dispõem."
O curso de Adriana Ramos termina em dezembro próximo. Com diploma na mão, ela disse que não espera grandes avanços a curto prazo.
"O diploma é uma realização minha. Não faz muita diferença aqui na região. Talvez fora daqui, em outros centros. Mas o nível do curso pago é excelente, pelo menos no meu curso. Sinto até mais bem preparada do que alunos de universidades públicas", declarou.

Texto Anterior: Estudantes se sentem discriminados
Próximo Texto: Para alunos, ensino pago é pior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.