São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolas vão ter 'jogo da prevenção' à Aids

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O Programa de Aids de Santos (SP) começou a introduzir nesta semana o "jogo da prevenção" entre os cerca de 4.000 alunos de 6ª série das 14 escolas municipais.
O jogo é uma tentativa de prevenir o uso de drogas entre adolescentes e, por consequência, o contágio pelo vírus da Aids.
A atividade é dirigida a estudantes da 6ª série (faixa etária de 12 anos) porque se avalia que o contato do estudante com a droga se tornou mais precoce.
"Há alguns anos, a experimentação da droga pelo adolescente ocorria por volta dos 15 anos. Hoje, é mais precoce. A gente quer interferir antes que comece a usar", disse Tânia Maria Justo, coordenadora do projeto educativo.
O jogo reúne as crianças em torno de um quadrado de feltro colocado no chão da sala de aula.
Dentro do quadrado, há um circuito, com os pontos de partida, de chegada e várias estações, percorridas com pinos feitos de garrafas coloridas de refrigerante. Para avançar no circuito, os jogadores usam um dado gigante.
As histórias discutem questões como a fragilidade emocional do adolescente e fatores que podem levá-lo às drogas. O trabalho é desenvolvido pelos integrantes da equipe do Programa Municipal de Aids com base em um cronograma que inclui as escolas municipais.

Texto Anterior: Conselho regulamenta mudança de sexo
Próximo Texto: 'Plástica' no pênis deverá ser gratuita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.