São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revistas masculinas batem as femininas

The Independent
de Londres

PAUL MCCANN

Um marco foi superado nesta semana no mundo das revistas quando uma publicação masculina bateu a mais vendida revista feminina, a "Cosmopolitan".
"FHM", a revista dos rapazes, está vendendo mais de meio milhão de cópias por edição. As vendas da "Cosmopolitan" e da sua rival "Marie Claire" caíram levemente -estão em torno de 450 mil cópias por edição.
Outra que está fuzilando as revistas femininas é a "Loaded", que iniciou a revolução das publicações masculinas.
Há apenas três anos a "FHM" era uma sonolenta revista de moda masculina. Mas, tomando como exemplo a "Loaded", que misturava humor com uma abundância de mulheres seminuas, a "FHM" se reinventou.
Há dez anos o setor de revistas masculinas não existia no país. Agora, essas revistas são um grande negócio.
A última edição da "FHM" vendeu perto de 600 mil cópias, rendendo US$ 3 milhões em faturamento de preço de capa em apenas uma edição.
Os editores crêem que as revistas masculinas estão ultrapassando as femininas porque investiram em jornalismo inovador.
"Revistas femininas estão cheias de pessoas que cresceram com revistas femininas", disse Richard Benson, editor da "The Face", a primeira revista britânica de comportamento para homens e mulheres. "Só quando você está pressionando contra as fronteiras de um formato que você produz coisas boas."
Gill Hudson, que edita a "Maxim", acredita que as revistas femininas estão falhando porque não estão usando humor à maneira das masculinas.
Os homens que levam crédito pelo fenômeno das revistas masculinas -James Brown na "Loaded" e Mike Soutar na "FHM"- este ano deixaram suas criações. Alguns especialistas acreditam que eles podem ter partido porque sabem que seus crescimentos de vendas de 100% ao ano não podem continuar, e eles decidiram cair fora no topo.
"A revista que vem à mente é a 'Viz' ", diz Richard Britton, da agência de mídia CIA Medianetwork. "Foi um fenômeno editorial masculino também. Suas vendas subiram muito nos anos 80. E têm caído desde então."

Texto Anterior: Como se vestem os milionários
Próximo Texto: Panamá quer expulsar jornalista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.