São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quando ela ataca

XICO SÁ

Os periódicos femininos sempre foram bons guias para quem deseja saber um pouco o que querem as mulheres, suas intrigas com as outras, suas receitas prediletas, seus tipos inesquecíveis, suas invejas.
Com este propósito, nasceu e faz carreira vitoriosa o fanzine "02 Neurônio" (sem o esse mesmo no final), criado por duas mulheres, com matriz no Rio.
No momento de discussões científicas banais, como a polêmica sobre o número de células cerebrais de homens e mulheres,"02 Neurônio" é pós-Camile Paglia e trata com ironia o mal-estar geral do relacionamento amoroso.
Mambembe e artesanal na apresentação gráfica, como deve ser um fanzine que se preze, "02 Neurônio" traz confissões inteligentes, como o testemunho "Eu agarro os homens".
É um análise do nosso medo diante do bote das mais atiradas. Coisa para se pensar.
"Homens têm um mecanismo obscuro -alguma porção do cromossomo Y não estudada pelo projeto Genoma- que ativa o desinteresse automático quando percebe o desejo feminino", diz um trecho da jornalista Bia Abramo, colaboradora do fanzine.
Diz mais, para incentivar o massivo ataque: "Timidez sexual masculina é afrodisíaca".
Nascido sob o comando de duas mulheres, o fanzine conta, na verdade, com três damas na sua redação -Jo Hallack, Nina Lemos e Raq Affonso. Por esse motivo, a publicação lembra que "02 Neurônio" significa a soma dos neurônios das três.
No fanzine, vamos encontrar ainda dicas sobre a ansiedade feminina diante da espera de um telefonema no texto "Por que somos ridículas".
Enfim, um guia para saber cada vez mais onde pisamos, pois homem que é homem pode até possuir os seus chamados "mecanismos obscuros", mas nunca deixa uma gazela perder a aterrissagem.

e-mail: xico@uol.com.br

ONDE ENCONTRAR Fanzine "02 Neurônio": pedidos ao endereço praça Radial Sul, 53, ap. 403, Botafogo, CEP 22.260-270, Rio de Janeiro (RJ).

Texto Anterior: Mídia radical
Próximo Texto: Grupos em ação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.