São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
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Funcionário é babá de cliente

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma equipe de manobristas não precisa só de funcionários bons de volante. Muitas vezes o serviço também inclui um exercício de psicologia com os clientes. Em alguns casos, o jeito é bancar a babá de donos de veículos que exageram na bebida, após uma festa.
"Não é raro o manobrista ter de levar o carro para a casa do cliente, quando ele "está de fogo". Em algumas situações, já foi o manobrista dirigindo um importado com a mulher do cliente ao lado e ele desmaiado no banco de trás", conta Carlos Pereira, da Real Park.
Além da bebedeira, a equipe de "valets" também enfrenta o patrulhamento de motoristas.
"Muitos têm receio de entregar o carro, pedem para eles mesmos estacionarem e vêm toda hora perguntar como está o veículo e dar uma conferida", conta Luiz Fernando Junqueira, da JR Parking.
Mas se engana quem pensa que os donos dos mais caros são os que mais "pegam no pé". "Donos de carros mais baratos e antigos se mostram mais preocupados. Eles têm mais amor ao carro."
O atendimento oferecido também exige uma performance especial. A maioria das empresas adota o "mestre de cerimônia", o funcionário mais bem vestido, muitas vezes usando cartola, que é encarregado de abrir a porta do carro, de cumprimentar e de encaminhar as pessoas para a festa.
"O bom atendimento é o cartão de visita nesse negócio", diz Dalmo Fierz, da Park B, que fez até um manual de comportamento.

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