São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metrô é desafio para londrino

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

Robert Robinson tenta quebrar o próprio recorde. Ele precisa ir às 270 estações de metrô de Londres em menos de 18 horas, 18 minutos e nove segundos, diz o jornal.
Essa é a marca registrada no "Guiness" para a modalidade que consiste em passar por todas as estações de metrô de Londres no menor tempo possível.
"Em 45 tentativas desde 1979 ele conseguiu melhorar sua marca cinco vezes", escreve o "Wall Street". "Ele já se deparou com descarrilhamentos, ameaças de bomba e quedas de árvores. Uma vez foi preso por agir de maneira suspeita", disse o jornal.
O diário observa que "talvez só no Reino Unido, uma país famosos por seus excêntricos, um recorde como esse poderia ser tão disputado".
Mas, segundo o "Wall Street", "dezenas de entusiastas do metrô fazem essa tentativa todos os anos, e falham". Para Robinson, é um teste de capacidade e determinação. Além de preparo físico.
"Os que disputam o recorde têm que correr a pé 17 km pelas ruas do final de uma linha até o início da outra. É mais rápido do que voltar de Metro até um entroncamento", explica o jornal.
"Eles sobrem cerca de 10 mil escadas, indo de uma plataforma a outra, e não usam o banheiro quase o dia todo", diz o "Wall Street".
Para evitar esse último problema, Robinson não come nem bebe nada durante todo o dia. Mas, para o jornal, o que faz a diferença para ele é o seu "grau de conhecimento das minúcias do metrô de Londres".
"Como ele memorizou o diagrama de todas as linhas do metrô, é capaz de desenhar mentalmente rotas alternativas durante a corrida", explica o "WSJ".
Além disso, "ele sabe que vagão vai ficar alinhado com a saída da estação seguinte, de forma que ele possa sair sem ficar retido pela multidão".
A 46ª tentativa de quebrar o recorde de Robinson falhou. Por três minutos ele perdeu a conexão que o levaria a uma novo recorde.
"Robinson viu o trem em que deveria estar batendo o recorde passar no sentido oposto e relaxou pela primeira vez ao longo de todo o dia", relata o diário.
"A tentativa 46 veio e foi-se", disse Robinson ao jornal. "Acho que vou parar na de número 50."

Texto Anterior: Suécia pode perder controle do álcool
Próximo Texto: França prevê altos lucros com safra de vinho de 1997
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.