São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acertando os quadros

Materiais:
. 1 trena
. 1 lápis
. 1 prego de aço (use parafuso e bucha, caso o quadro seja muito pesado)
. 1 martelo
. 1 nível de bolha
. 4 pedaços de fita crepe
1) Selecione e limite o tamanho da parede de acordo com o tamanho do quadro que será pendurado. Meça com a trena a largura e a altura da parede. A altura deve ser medida a partir do chão até o teto. Marque com um pedaço de fita crepe, ou com lápis, os limites que você mediu.
2) Marque com um lápis o centro da parede, que é a metade da medida da largura. O centro da altura é a altura dos olhos, ou seja, cerca de 1 m e 55 cm. Marque-a também com um lápis.
3) Encontre o centro do quadro, que é a metade da altura e da largura. Por exemplo, em uma obra que mede 1 m por 1 m, o centro fica nos 50 cm. Desse valor, diminua a medida da moldura, que, normalmente é de 2 cm a 3 cm.
4) Com a trena, acrescente o resultado da medida acima do centro da parede e marque com um lápis.
"É muito importante não ter pressa para pendurar um quadro. Ande bastante pela casa até encontrar a parede mais adequada" (José Antonio Marton, designer e colecionador)
5) Martele um prego na marca e pendure o quadro.
6) Para saber se o quadro não está torto, coloque o nível de bolha em cima da moldura. Ele estará reto quando a bolhinha estiver bem no centro do nível.
DICAS
* Use sempre luvas quando for manusear uma obra de arte. Assim, você não corre o risco de manchá-la.
* Caso haja um móvel embaixo da obra, faça com que o quadro fique pelo menos 20 cm acima dele.

Texto Anterior: Novo e reciclado
Próximo Texto: Língua solta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.