São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 1997 |
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Caminho menor eleva custo da passagem
JOÃO BATISTA NATALI
Enquanto em São Paulo um ônibus transporta de 470 a 480 passageiros por dia, no Rio -com a velocidade média maior- o mesmo ônibus transporta de 700 a 800. Os custos com pessoal também são menores. "Um motorista deles ganha tanto quanto um cobrador nosso, trabalha mais horas por dia, não tem cesta básica, tíquete-refeição ou seguro de vida", diz. Em outras cidades a tarifa é maior que a de São Paulo. Na região do ABC (Grande SP), a passagem custa R$ 1 para trajetos presumivelmente mais curtos. Cunha afirma que, em outro plano de comparação, em cidades estrangeiras há bem mais subsídios que em São Paulo. "Uma coisa é o preço público, aquilo que o usuário paga pelo serviço. Outra, é o custo real do transporte do mesmo passageiro. Há cidades nos Estados Unidos em que se paga US$ 1,00 por um serviço que custa US$ 3,00." Ou seja, "a sociedade paga parte significativa do custo". De forma concreta, cita ainda Paris, onde a estatal operadora do sistema, a RATP, recebe um subsídio das empresas locais, baseado no volume de suas folhas de pagamento. Cunha também afirma que o transporte coletivo seria mais barato se recebesse outro tratamento. Caso concreto: nos horários de pico, um ônibus rodava em média a 20 km/h no início da década. Com o fim da inflação, o volume de automóveis nas ruas aumentou, os congestionamentos cresceram, e hoje nesses mesmos horários um ônibus roda a 12 km/h. "Com a velocidade caindo, é preciso colocar mais ônibus na mesma linha para prestar o mesmo serviço. O custo então fica bem mais elevado", explica. Cunha reitera o argumento dos empresários de que hoje um passageiro custa R$ 1,15. Segundo ele, as empresas estão "operando no vermelho" e sem condições de oferecer ao paulistano um serviço mais barato e de melhor qualidade. (JBN) Texto Anterior: Três são mortos em festa de Brasília Próximo Texto: Usuário de ônibus não prioriza tarifa Índice |
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