São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foto histórica foi roubada

EDER CHIADETTO
DA REDAÇÃO

"El Guerrillero Heroico", a foto que, segundo um instituto americano de mídia, é a imagem mais republicada de todos os tempos, foi feita por Alberto Korda em 5 de março de 1960, quando Che participava de um protesto contra o afundamento de um barco com armamentos que matou 136 pessoas no porto de Havana.
Pode ser considerada, também, o maior caso de roubo de direito autoral em fotografia.
Com a morte de Che, Feltrinelli, um editor italiano que possuía cópia da imagem, fez 1 milhão de pôsteres e os vendeu por cinco dólares cada. Com 5 milhões de dólares no bolso, não deu sequer um peso cubano a Korda.
Foi Feltrinelli quem deu o corte na imagem, eliminando o sujeito que aparece à esquerda de Che e a folhagem à direita (foto acima).
Editada, a foto frequentou passeatas e paredes de quartos de esquerdistas das três últimas décadas e ainda resiste estampada nas camisetas de qualquer adolescente que queira vestir um símbolo de rebeldia. Muitas vezes sem a menor idéia de quem é o barbudo de olhar distante com uma boina esquisita na cabeça.
(EC)

Texto Anterior: che
Próximo Texto: 'As fotos de Che eram regulares'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.