São Paulo, segunda-feira, 1 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manancial forma água potável

ANDRÉ MUGGIATI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os mananciais das represas são as áreas de vegetação situadas próximas a elas.
Essas áreas são necessárias para que os reservatórios usados no abastecimento de água para a população possam recuperar seus estoques. A vegetação permite que a água seja absorvida pelo solo e drenada para a represa, por lençóis freáticos (correntes subterrâneas).
Pela lei de 1975, que protege os mananciais, é proibida qualquer construção em uma distância de até 50 metros das represas.
Em áreas mais distantes, o loteamento é permitido, mas os terrenos devem ter 500 m² ou mais.
Nos últimos anos, formou-se uma verdadeira "indústria da invasão" dos mananciais, com loteamentos clandestinos instalados nas margens da represas.
As áreas mais atingidas são as represas Billings e Guarapiranga, que abastecem cerca de 4 milhões de pessoas na Grande São Paulo e têm capacidade para abastecer até 8 milhões.
Os loteamentos impedem a recuperação dos estoques de água e comprometem sua qualidade, por causa do esgoto e do lixo lançados nas represas.
(AM)

Texto Anterior: Projeto regulariza imóvel em mananciais
Próximo Texto: Ex-vendedor tem cinco fábricas de blocos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.