São Paulo, terça-feira, 2 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monta aquece negócios com tourinhos

DA REPORTAGEM LOCAL

A temporada de monta do gado, que começa neste mês e vai até fevereiro, faz aumentar os negócios com tourinhos.
O 11º Leilão Anual Carpa, por exemplo, realizado no dia 23 último, em Ribeirão Preto (SP), vendeu mais de cem machos por uma média de R$ 3.500.
"Sempre falta reprodutores quando o pecuarista mais precisa deles. A chegada da primavera faz subir o termômetro de preços devido à forte demanda", afirma Jayme Santos Miranda, de Garça (423 km a noroeste de São Paulo).
Miranda é filho de Jayme Miranda, já morto, cuja criação de nelore ficou conhecida em todo o país devido a dois touros, Gim de Garça e seu filho Ludy de Garça.
Ludy morreu este ano depois de haver produzido e vendido mais de 250 mil doses de sêmen.
Jayme Santos Miranda promove, no próximo sábado, na estância de sua propriedade, a JM, em Garça, leilão que leva o nome da fazenda.
"É mais uma chance para o pecuarista adquirir touro. Pelo menos 80 machos, criados a campo, fazem parte da oferta", diz ele.
Além dos tourinhos, Miranda vai oferecer mais 20 novilhas também criadas a campo e animais de elite, como o reprodutor Alfabeto da Garça, que tem seis anos e é filho de Ludy de Garça.
Economia
Miranda explica que a temporada de monta começa em setembro e vai até o último dia de fevereiro por um único motivo.
"Todas as vacas parem no mesmo ano", diz. O período de gestação da fêmea é de nove meses.
O fazendeiro afirma, porém, que o período da estação de monta já está variando no país.
"Na pecuária intensiva, ele termina em dezembro", diz.
Dessa forma os bezerros nascem quase todos ao mesmo tempo. "Fica muito mais fácil para o pecuarista distribuir o manejo", afirma Miranda.
Segundo Miranda, na pecuária moderna, chamada de "resultado", o criador renova constantemente os touros que fazem a cobertura de seu plantel de fêmeas, para evitar a consanguinidade.
"Antes o pai cobria a filha, depois a neta, e não havia nenhuma renovação de sangue", afirma.
Miranda diz que no leilão serão ofertadas algumas doses de sêmen de Ludy de Garça. Além de Miranda, outros dez convidados ofertam animais. Entre eles estão a Carpa, a Chalet Agropecuária e José Luiz Niemeyer.

7º LEILÃO DA ESTÂNCIA JM - Dia 6 de setembro, 10h, na Estância JM, de Jayme Santos Miranda. Programa Leilões, tel. (043) 328-4200.

Texto Anterior: Feira reúne 1.100 vacas no Agrocentro
Próximo Texto: Mangalarga obteve média de R$ 3.800
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.