São Paulo, terça-feira, 2 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais soja; Produção agrícola; Crescimento; Acordo sanitário; Sem legislação; Praga do trigo; Compra brasileira; Selo de qualidade; Leite na entressafra; Prazo prorrogado

Mais soja
A área destinada ao cultivo da soja no Brasil, na próxima safra, deverá crescer 8%, passando de 11,449 milhões de ha da safra 96/97, para 12,346 milhões de ha.
A projeção faz parte de um levantamento feito pela Safras & Mercado.

Produção agrícola
De acordo com o IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas para este ano deverá alcançar 77,425 milhões de t, 5,66% maior do que a obtida em 1996.

Crescimento
Nas regiões Centro-Sul e em Rondônia, responsáveis por 88% da produção nacional, houve um crescimento de 6,04%, ainda segundo o estudo do IBGE.

Acordo sanitário
Todo produto vegetal deverá ter uma legislação fitossanitária para entrar no Brasil, seguindo os procedimentos de análise de risco de praga, conforme determinações do acordo sanitário da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Sem legislação
Segundo o Ministério da Agricultura, cerca de cem produtos importados pelo Brasil ainda não possuem legislação fitossanitária.

Praga do trigo
O Brasil analisa a possibilidade de permitir a entrada de trigo dos EUA contaminado pela praga Tilletia indica.

Compra brasileira
A praga foi identificada pela primeira vez nos EUA em 1996. Os americanos querem que o Brasil continue importando 3 milhões de t de trigo, mesmo contaminado pela praga, ao ano. O assunto será debatido pelos países importadores de trigo dos EUA em novembro, em Nova Déli, na Índia.

Selo de qualidade
A Abit (Associação Brasileira das Indústrias dos Produtos Especiais de Trigo e Cereais) está lançando seu selo de qualidade.

Leite na entressafra
Pela primeira vez durante o período da entressafra, a Coonai, em Ribeirão Preto (SP), obteve uma produção recorde, passando de 340 mil litros de leite/dia para 504 mil litros de leite/dia. Segundo a empresa, nesse período, a produção costuma diminuir em até 10%.

Prazo prorrogado
As inscrições para o 7º Prêmio Brasil de Qualidade do Café Expresso, da torrefadora italiana Illycaffè, foram prorrogadas até o próximo dia 17. Os dez primeiros colocados vão dividir US$ 73 mil.

Texto Anterior: Tecnologia traz novos tipos de flores
Próximo Texto: Estiagem afeta plantio de culturas de verão em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.