São Paulo, terça-feira, 2 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

El Niño causa inverno quente

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

O clima quente e seco do inverno em São Paulo e em outras partes do país está sendo creditado ao fenômeno chamado de El Niño.
Esse é o nome com que os meteorologistas consagraram o fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Pacífico Equatorial, que acaba provocando alterações no clima de todo o mundo, fazendo chover em demasia em alguns pontos e provocando grandes secas em outros.
No Brasil, as áreas mais normalmente mais afetadas são o Nordeste, com secas prolongadas, e o Sul, com chuvas abundantes.
O maior efeito do El Niño no Sudeste e resto do país costuma ser uma ligeira elevação das temperaturas médias e diminuição na intensidade das chuvas.
O Senado já formou comissão para estudar efeitos do fenômeno no país.
O El Niño deste ano está sendo comparado pelos meteorologistas ao de 82/83, o maior do século, que provocou no mundo prejuízo material de US$ 13 bilhões, com perda de colheitas e destruição de cidades litorâneas.
(MP)

Texto Anterior: Hospital tem procura estável
Próximo Texto: O sertão, a princesa e a ereção das teleobjetivas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.