São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de processos registrados no país é pequeno

DA SUCURSAL DO RIO

Na mesma pesquisa, o advogado Hédio Silva Júnior procurou informações sobre a legislação em vigor no Brasil contra a discriminação racial: encontrou 26 medidas legislativas federais e mais de 400 estaduais ou municipais.
Mas o número de processos por racismo é mínimo. Os dados ainda não estão tabulados, mas é possível ter uma idéia a partir de São Paulo e Rio Grande do Sul: desde 51, houve nove processos.
"Nunca ninguém foi preso por racismo no Brasil. Os juízes concedem penas inferiores a dois anos, o que resulta na suspensão condicional da pena." A Constituição de 88 considera o racismo crime imprescritível e inafiançável. A pena é de reclusão de um a cinco anos.
Os casos relatados na pesquisa vão desde uma mãe que tentou proibir o casamento do filho com uma negra até o síndico que impediu o acesso de uma negra a um prédio. Há casos em que é difícil caracterizar o crime. Como no de uma mulher que publicou um anúncio atrás de uma empregada doméstica branca. Ela disse que uma empregada negra batera em seus filhos e que eles ficaram com medo de pessoas negras.

Texto Anterior: Racismo acontece mais no trabalho
Próximo Texto: Entidades discutem alterações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.