São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Cartão popular; No topo; Mania latina; Juro relativo; Timidez governamental; Em expansão; Gás argentino; Pressão externa; Santo forte; Mala direta; Sorriso real; Limpeza lucrativa; Comendo impostos Cartão popular A Visa lança, até o final do ano, cartão de crédito para pessoas com renda inferior a cinco salários mínimos. "Existe muita procura por parte dos bancos", informa Gastão Cesar de Mattos Jr., diretor. No topo No segmento de alta renda, com linha de crédito mínima de R$ 20 mil, o Visa Platinum, que entra no mercado em outubro, obteve novas adesões: Boavista, Excel Econômico, BMD, CEF e Bandeirantes. Total de bancos emissores: 12. Mania latina O cartão de crédito exclusivo para renda mais alta não existe nos EUA e Europa, diz Mattos Jr.. "É no Brasil e no México que a população de maior poder aquisitivo quer se diferenciar." Juro relativo O Lloyds comparou o juro de agosto com o de julho e constatou: deflacionado pelo IGP-M, houve uma pequena queda nas taxas reais, de 1,49% para 1,50%. Já deflacionado pelo IPC-Fipe, os juros reais ficaram em 2,61% -o nível mais alto desde janeiro de 95. Timidez governamental "No dólar, a lógica é oposta à de qualquer outra mercadoria. Se está barato é ponto de venda; se está caro, ponto de compra", diz o consultor Emilio Garofalo Filho. Para ele, o BC demorou para atuar e acalmar o mercado. Em expansão A Samarco inaugura dia 12 a duplicação de usina de pelotização, um investimento de US$ 300 milhões. O faturamento, voltado para a exportação, deve subir de US$ 260 milhões para US$ 450 milhões. Gás argentino O governador da província de Salta, Juan Carlos Romero, está em São Paulo. Conversa com empresários para "vender" projeto de gasoduto Argentina/Brasil. Romero conversou também com o governador Mário Covas. Em pauta: a privatização da Congás. Pressão externa Estudo do Banco Fenícia, com base no IPC-Fipe, mostra que os produtos sujeitos à competição dos importados subiram 31,25% de julho de 94 a julho de 97. Os outros (tarifas e serviços), 127,89%. Santo forte "O mercado interno ainda é mais frágil e apresenta grandes distorções. Não competir com estrangeiros é uma 'benção"', avalia Fábio Pina, do Banco Fenícia. Mala direta A Brazmedia Internacional, representante da revista "The Economist" no Brasil, já obteve US$ 458 mil em anúncios publicados ou programados para o segundo semestre. O destaque: bancos. Sorriso real A Astra Brasil, laboratório sueco, concorda com o novo símbolo do Real: a dentadura. As vendas do anestésico dental Citanest já subiram 12% neste ano. Detalhe: o Brasil possui 11% dos dentistas do mundo, mas apenas 15% da população faz tratamento. Limpeza lucrativa Prevendo vendas 30% maiores, a Bombril investiu mais de R$ 3 milhões para o lançamento da nova versão de Pinho Bril. Comendo impostos Com promoção da CNA, o professor Marcos Cintra fala sobre "Imposto sobre Transações Financeiras" no simpósio "Impacto da Política Tributária nos Negócios Agrícolas", dia 11. E-mail: painelsa@uol.com.br Texto Anterior: Venda de veículos reduz saldo negativo Próximo Texto: Vantagens brasileiras no Mercosul e na Alca Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |