São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maconha agora é doping para a Fifa

Droga vai fazer parte das 'substâncias proibidas'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Fifa, entidade que controla o futebol mundial, decidiu ontem incluir oficialmente a maconha na lista das "substâncias proibidas" na modalidade.
A decisão foi tomada no Cairo (Egito), onde será disputado, a partir de amanhã, o Mundial juvenil (para atletas de até 17 anos).
Os estatutos da Fifa não previam severas punições aos jogadores que fizessem uso da maconha, droga que também pode ser detectada nos exames antidoping.
Nos últimos anos, especialmente na França, aumentaram os casos de atletas que utilizam maconha. O mais famoso é o do goleiro Bernard Lama, da seleção francesa e do Paris Saint-Germain.
No geral, a punição pelo uso de maconha era branda. Lama, por exemplo, foi suspenso apenas por cinco meses do futebol, as ganhou o direito de jogar partidas internacionais (atuou inclusive no Torneio da França, este ano).
As novas penas, no entanto, não foram discutidas.
As punições pelo uso de cocaína são bem mais severas -normalmente, a pena mínima é de um ano. Algumas sanções pode chegar até a cinco anos.
Mais decisões
A Fifa também definiu ontem os países-sede de algumas de suas próximas competições.
O Mundial júnior de 2001 será disputado na Argentina. Nesse mesmo ano, Trinidad e Tobago irá abrigar o Mundial juvenil.
Em 99, Nigéria e Nova Zelândia receberão, respectivamente, os Mundiais de juniores e juvenis.
A máxima entidade do futebol mundial também estuda organizar em 99 um Mundial de clubes. A Copa Toyota, disputada anualmente no Japão, entre os vencedores da Libertadores da América e da Copa dos Campeões, não é reconhecida pela Fifa.
No dia 13 de outubro, será realizado o sorteio das partidas válidas pela repescagem das eliminatórias européias. Os oito piores segundos colocados dos grupos da competição vão disputar dois jogos, no sistema de ida e volta. Os quatro vencedores dos confrontos disputarão o Mundial da França.
Na reunião de ontem, também foi vetada a filiação de Gibraltar na Fifa e discutida melhorias no futebol da Bósnia-Herzegóvina.

Texto Anterior: 'Futebol é muito maior do que a criação artística'
Próximo Texto: Maradona não comparece ao tribunal e chora em entrevista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.