São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zhang Yimou é o mais aplaudido

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL

O chinês Zhang Yimou voltou ontem à Veneza que o consagrou com o Leão de Ouro de 1992 por "A História de Qiu Ju". Como aquele, "Keep Cool" (Fique Calmo) é um Yimou contemporâneo, o primeiro sediado na Pequim atual.
O impacto psicologicamente desestabilizador do progresso econômico chinês é o tema central. "Keep Cool" desenvolve-se como uma comédia sobre o ritmo frenético do capitalismo.
Um jovem vendedor de livros convence um pesquisador mais velho a ajudá-lo a vingar-se do "novo rico", com quem disputa a namorada.
Essa trama de um curta, extraída do romance "Evening News", de Shu Ping, é demasiadamente alongada por Yimou.
O resultado cansa principalmente pelo excessivo uso da câmera na mão, como se fosse preciso que Yimou num único filme compensasse a opção estática de obras anteriores.
Ainda assim, "Keep Cool" foi de longe o concorrente mais aplaudido até aqui. A razão talvez seja política. Yimou foi impedido pelas autoridades chinesas de exibir o filme no último festival de Cannes.
(AL)

Texto Anterior: 'Miramar' é lançado em mostra de Veneza
Próximo Texto: Paparazzi estão em cartaz no festival
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.