São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evite exercício aeróbio ao ar livre

DA REPORTAGEM LOCAL

A queda da umidade relativa do ar pode ser prejudicial para a prática de exercícios físicos.
O ar seco estimula o ressecamento de vias respiratórias nas pessoas em geral e, principalmente, naqueles que já apresentam problemas de alergias e bronquites.
Nessas condições, o organismo libera um medidor químico que, em grandes quantidades, faz com que os brônquios se fechem, causando falta de ar.
Segundo Luzimar Teixeira, diretor do Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), os exercícios agravam o quadro porque também levam à liberação dos medidores.
Ele aconselha que pessoas obesas ou com problemas respiratórios evitem atividades físicas em dias muito secos, em especial em ambientes externos.
Nesses dias, Teixeira também não indica, para as pessoas em geral, atividades aeróbias como corridas, futebol, basquete e tênis.
"A não ser que o exercício seja realizado em ambientes fechados que tenham controle de temperatura e umidade", diz.
Para quem não abre mão de "malhar", ele indica atividades como natação ou canoagem. "Os ambientes onde se praticam esses esportes são mais úmidos e não ressecam vias respiratórias."
Para Fábio Morato Castro, presidente da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (regional SP), todos os esportes podem ser praticados, "desde que com moderação."

Texto Anterior: Dicas para enfrentar a baixa umidade do ar
Próximo Texto: Qualidade do ar melhora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.