São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ICMS muda e postos de MG elevam preço da gasolina

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Os postos de combustíveis de Minas Gerais estão aumentando o preço da gasolina, de acordo com o reajuste realizado pelas distribuidoras do Estado desde segunda-feira.
A informação é do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis de Minas (Minaspetro).
A Petrobrás Distribuidora chegou a emitir notas fiscais com reajuste de até 6% para a gasolina especial, mas, segundo seu gerente de vendas em Minas, Francisco Barros, houve um erro na emissão das faturas.
Segundo Barros, o reajuste médio dos três tipos de gasolina (comum, premium e especial) vendidos pela distribuidora será de 1%.
Barros disse que os aumentos foram provocados pela mudança na arrecadação do ICMS do álcool anidro que é adicionado à gasolina.
A assessoria do Minaspetro informou que, até ontem, a Texaco tinha reajustado o preço da gasolina em 0,48%; a Shell, em 0,5%; e a Atlantic/Ipiranga aumentou a gasolina especial em 2,5%.
Queda
A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda informou ontem que o preço do álcool teve redução de 6,17% de janeiro a agosto deste ano em São Paulo. No mesmo período, o álcool teve queda de 5,71%, segundo a Fipe.
O secretário de Acompanhamento Econômico, Bolívar Rocha, divulgou os dados ao negar informações de que os preços dos combustíveis estivessem aumentando em todo o país.
"Essa informação é inteiramente improcedente. Os números mostram que, ao contrário, a tendência tem sido de queda de preços", afirmou Rocha.
Em Belo Horizonte, segundo Bolívar, houve realmente alta (de 1,8% a 5,4%) nos combustíveis.

Texto Anterior: 'Estados são responsáveis por subsídios'
Próximo Texto: STF confirma decisões contra expurgos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.