São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emenda de Miranda beneficia sua ilha no litoral de São Paulo

Assembléia paulista dá privilégio a senador do AM

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Embora pertença à bancada do Amazonas, o senador Gilberto Miranda (PFL) conseguiu aprovar emenda no Orçamento da União de 97 destinando R$ 750 mil para a construção de um aeroporto em Ilhabela (228 km a oeste de SP).
O aeroporto vai beneficiar diretamente a Ilha das Cabras, propriedade que o senador tem na região. Ela fica a menos de 3 km em linha reta da pista do aeroporto. A obra, basicamente uma pista de pouso, custará R$ 2 milhões.
Na ilha, o senador tem uma casa de 622,7 m2. Projeto aprovado no último dia 13 pela Assembléia paulista beneficia a propriedade do senador. De autoria do deputado Nelson Fernandes, do PSDB, o projeto desmembra a Ilha das Cabras do Parque de Ilhabela, formado por outras 16 ilhas. O parque é tombado por ser área ecológica.
Se o governador Mário Covas sancionar o projeto, Miranda ficará livre para fazer qualquer tipo de construção e desmatamento na ilha. Com o desmembramento, também deixa de existir ação judicial movida contra o senador.
Miranda fez obras na ilha -heliporto, piscina e píer- que foram consideradas irregulares pelo Ministério Público. As obras estão embargadas. O projeto aprovado é considerado inconstitucional.
O deputado José Bacarin, líder do PT na Assembléia, disse que a tramitação do projeto foi feita às pressas, "sem discussão."
O vereador Rogério Ribeiro de Sá (PV), de Ilhabela, autor de moção repudiando o projeto, disse que o desmembramento da Ilha das Cabras pode levar ao fim de todo o parque ecológico.
Outro lado
Fernandes disse que seu projeto foi feito a pedido da família de Miranda e que trará riqueza para Ilhabela. A Folha ligou quatro vezes ontem -entre 15h e 18h- para o gabinete de Miranda, mas não houve resposta aos telefonemas.
A informação em seu gabinete foi de que Miranda estava em uma audiência fora do Senado.

Texto Anterior: Salvador vive dia de feriado na festa dos 70 anos de ACM
Próximo Texto: Para onde vai o déficit
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.