São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bodeguita é atração turística

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Bodeguita del Medio, um restaurante-bar de dois andares com capacidade para 150 pessoas, é um dos pontos boêmios mais famosos do mundo. Fica na metade -"medio" significa "meio"- da rua Empedrado, na parte velha de Havana, capital de Cuba.
O lugar é conhecido por ter sido frequentado pelo escritor norte-americano Ernest Hemingway nos anos 50. A tradição de reunir a intelectualidade cubana no local, no entanto, começou na década de 40 com os escritores Nicolás Guillén e Alejo Carpentier.
Atribui-se a Guillén a idéia de iniciar o ritual de pôr dedicatórias nas paredes do bar. Hoje, até os móveis estão cobertos com mais de dois milhões de rubricas de escritores, músicos, cineastas, esportistas, políticos e turistas.
Na Bodeguita, cantou o trovador Carlos Puebla, cronista da vida cubana após a revolução de 1959. Entre os visitantes ilustres estão os escritores Gabriel García Márquez e Pablo Neruda, os atores Brigitte Bardot e Robert De Niro, o presidente chileno deposto Salvador Allende e o ex-premiê espanhol Felipe González.

Texto Anterior: Bomba atinge bar mais famoso de Cuba
Próximo Texto: Policial morre em explosão na Espanha; Exército de Comores é derrotado em Anjouan; Congresso discutirá a política chinesa; Caixa preta de avião é devolvida no Camboja; Ex-miss vai lançar candidatura em janeiro; Estudantes premiam "A Ostra e o Vento"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.