São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Testemunho Político"

CARLOS HEITOR CONY

Rio de Janeiro - Murilo Melo Filho está lançando um livro que seus amigos e admiradores há muito cobravam. Tendo uma atuação de primeiríssimo plano no jornalismo, ele produziu uma biografia profissional das mais ricas e dignas.
Os fatos que presenciou ou dos quais participou ativamente formam os principais episódios de nossa história contemporânea.
É referência obrigatória para quem quer que estude os últimos anos de nossa vida pública. Trabalhando na "Tribuna da Imprensa", foi dele a idéia e a logística do encontro no Hotel Serrador, quando Café Filho e Carlos Lacerda combinaram os detalhes que levariam Vargas à renúncia -mas não ao suicídio.
Na crise provocada por Jânio Quadros, mais uma vez Murilo teve em mãos a história: a carta do ex-presidente esteve em suas mãos e foi ele quem a entregou ao presidente do Senado.
Foi o primeiro jornalista a fixar residência em Brasília, quando a nova capital ainda era um canteiro de obras coberto pela poeira vermelha. Amigo e confidente de JK, Murilo entrevistou Kennedy, Nixon, Reagan e De Gaulle, presenciou a revolução comunista de 1935 em Natal, cidade em que nasceu, foi dos poucos jornalistas brasileiros a visitar o Vietnã durante a guerra. Esteve no Laos e no Camboja.
Seu "Testemunho Político" é assim uma crônica de nosso tempo, uma fonte de consulta das mais sérias do nosso jornalismo. Gerações de políticos de todos os matizes o admiram e o respeitam. Importante também é a pontuação autobiográfica de seu depoimento.
O menino de Natal chegou ao Rio a bordo de um hidroavião e conquistou honradamente seu espaço no jornalismo. Foi o homem de confiança de todos os que com ele trabalharam. Dono de um estilo sem enfeites, objetivo e correto, Murilo aparece, afinal, tal como é: o profissional exemplar, a grande figura que admiramos.

Texto Anterior: Chama o português!
Próximo Texto: O grito dos excluídos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.