São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dado oficial deve ser multiplicado, diz ONU

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo o pesquisador do Ilanud (Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente) Túlio Kahn, para haver uma estimativa próxima da realidade dos crimes que acontecem em São Paulo seria necessário multiplicar a estatística oficial pela taxa de subnotificação de delitos.
"Isso nos daria informação mais segura do número de crimes que ocorrem na cidade, o que contribuiria para o redirecionamento do contingente policial", disse Kahn.
"Não há como desenvolver um bom trabalho policial sem estatísticas confiáveis. Não é possível, por exemplo, fazer o mapeamento da incidência de crimes na cidade. Se a Secretaria de Segurança Pública não tem dados mais próximos da realidade, não consegue estabelecer uma política correta de segurança", disse o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais de São Paulo, Mário Papaterra Limongi.
"Por exemplo, quando se cria uma delegacia da mulher, há uma enxurrada de registros de violência contra mulheres. No entanto, isso não significa um aumento dos crimes contra mulheres, apenas uma elevação de suas notificações. O mesmo acontece quando se cria uma delegacia de crimes raciais. Esses crimes aconteciam antes, mas não eram denunciados porque as pessoas não se sentiam à vontade para prestar queixa em uma delegacia comum."
"Com exceção desses casos, os outros crimes têm taxas de subnotificações estáveis", disse Kahn.
Por esse motivo, é provável que se mantenham os índices de subnotificações, que serão revelados por uma nova pesquisa.
Uma nova versão da pesquisa do Unicri, o instituto de pesquisas criminais das Nações Unidas, sobre a subnotificação de crimes será divulgada no final deste ano, com base em pesquisa realizada em 1996, no Rio.
"A tendência da subnotificação é mantida", disse o sociólogo e consultor do Unicri, José Arthur Rios.
(AL)

Texto Anterior: População não cumpre dever, diz secretário
Próximo Texto: Estudante troca DP por abraço de mãe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.