São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo 'vilão' danifica artérias

JAIRO BOUER
DO ENVIADO ESPECIAL

Um novo "vilão" para o coração já tem nome: homocisteína -um aminoácido usado habitualmente pelo organismo para fabricar proteínas e carregar produtos do metabolismo das células.
Há fortes suspeitas que níveis elevados de homocisteína possam danificar a parede das artérias e contribuir para um maior risco de formação de trombos.
Segundo Ian Graham, da Universidade de Dublin (Irlanda), níveis altos de homocisteína dobram o risco de um ataque cardíaco (efeito semelhante ao provocado por taxas elevadas de colesterol).
O risco provocado pela homocisteína é particularmente alto em fumantes e pessoas com pressão alta.
Ao contrário do colesterol, que pode ter seu nível reduzido por meio do controle no consumo de gorduras e do uso de remédios, não existe ainda um tratamento específico para a homocisteína.
Os pesquisadores acreditam que a melhor defesa é uma dieta rica em ácido-fólico, vitamina B12 e vitamina B6, que podem "limpar" o excesso de homocisteína e, provavelmente, proteger as artérias.
Ácido fólico pode ser encontrado principalmente em folhas verde-escuras como agrião, rúcula, brócolis, espinafre e mostarda.
As vitaminas são obtidas por meio de uma dieta rica em grãos, sementes, verduras e frutas.
Estudos clínicos estão procurando checar se suplementos de vitaminas e ácido-fólico podem diminuir o risco de um infarto.
(JB)

Texto Anterior: Saiba qual é a melhor dieta para o seu coração
Próximo Texto: Risco de infarto cai, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.