São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita diz seguir tendência mundial

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A secretária-adjunta da Receita Federal, Lytha Spíndola, afirmou que a atual tributação de brasileiros residentes no exterior segue os critérios reconhecidos internacionalmente.
"A legislação do Imposto de Renda da pessoa física está harmonizada com a do resto do mundo, principalmente com as regras dos países da União Européia e dos Estados Unidos", declarou Lytha.
Segundo ela, os estrangeiros não enfrentam dificuldades para conseguir o seu CIC (Cartão de Identificação do Contribuinte).
"Basta apresentar sua primeira declaração do IR preenchida em formulário. Depois de alguns dias, o contribuinte recebe o número do CIC no endereço que indicou", afirmou a secretária-adjunta.
"Esse mesmo procedimento pode ser seguido pelos brasileiros que ainda não se cadastraram."
Conforme explicou, o brasileiro que deixar o país definitivamente terá que informar ao fisco sobre sua saída e comprovar que não tem débitos porque pode ser considerado um contribuinte omisso.
Trata-se, segundo Lytha, de um mecanismo para o próprio contribuinte comprovar que está "limpo" diante do fisco e evitar problemas caso decida retornar ao país.

Texto Anterior: Para brasileiro, vale tempo que fica fora
Próximo Texto: Na saída, fisco deveria cancelar CIC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.