São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
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Órgão oficial tira dúvidas

VANESSA ADACHI
DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Peregrino, diretor da Susep (Superintendência de Seguros Privados), diz que o órgão acompanha de perto o setor de previdência privada, mas não tem poderes para garantir de forma absoluta o dinheiro dos participantes.
"A lei estabelece assim e a Susep não pode alterar", diz Peregrino. Por isso, acrescenta ele, o ideal é tomar cuidados antes de contratar o plano.
"Não se pode entrar no banco, pedir o plano e assinar o primeiro papel que aparecer", adverte ele. O ideal é pedir cópias do regulamento do plano e do contrato para analisar.
Um dos pontos principais é a carência estabelecida, ou seja, o prazo mínimo que o plano estabelece em contrato para que o participante peça de volta o seu dinheiro. Outro, as condições em que o resgate poderá ser efetuado.
Quem tiver dúvidas pode consultar um especialista em previdência privada ou um corretor de seguros de sua confiança.
Peregrino sugere que os consumidores consultem a Susep para checar se a empresa é autorizada a vender aquele produto e se o próprio plano tem autorização da entidade.
O que pouca gente sabe é que pode acionar a Susep em caso de dúvidas na escolha de um produto, até mesmo por um telefone 0800 gratuito.
"As reclamações que recebemos são uma excelente maneira de tomarmos o pulso do mercado", diz Peregrino.
(VA)

A Susep informa sobre planos de previdência pelo telefone 0800218484, das 9h30 às 17h.

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