São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
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Eles estudam para falar em público

DA REPORTAGEM LOCAL

O animador Chacrinha tinha razão: quem não se comunica, se trumbica. Com base nesse princípio, os executivos tentam aprender os truques e as formas para se comunicar com seus clientes por meio da imprensa.
Para isso, recorrem a seminários de "media training", que ensinam como os meios de comunicação funcionam, quais são as suas regras etc.
"Todo empresário precisa se preparar para transmitir informações e saber tomar posição frente ao público", diz José Luis Masini, 40, da Minter Trading.
Ele lembra uma entrevista que deu a revista "Status", há dez anos, quando participava da Associação de Jovens Empresários de São Paulo.
"No texto, parecia que eu era um filhinho de papai." Segundo ele, seminários de "media training" ensinam a como se portar e a como sair de situações embaraçosas.
Júlio César Bin, 33, diretor de marketing do ABN Amro Bank, começou no "media training" há dois meses. "O banco ficou quase 80 anos sem aparecer na mídia." A estratégia da instituição, diz, mudou graças ao processo de globalização. "Precisamos de profissionais que saibam passar nossas mensagens."

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