São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Budweiser tcheca chega a São Paulo

Clone disputa uso da marca

MAURICIO ESPOSITO
DA REPORTAGEM LOCAL

O consumidor de São Paulo já pode comprar na cidade uma cerveja Budweiser "diferente".
Ela não é divulgada por meio de campanhas publicitárias na televisão e não se parece nem um pouco com a cerveja norte-americana fabricada pela Anheuser-Busch, encontrada e consumida na maior parte do mundo.
Trata-se da Budweiser Budvar, cerveja fabricada pela empresa tcheca Budejovicky Budvar.
Aparentemente trata-se de mais uma cerveja importada que chega ao Brasil após a abertura do mercado. No entanto, no mundo dos negócios, dois produtos com o mesmo nome normalmente geram disputas judiciais sobre propriedade intelectual da marca.
A Anheuser-Busch e a Budejovicky já disputaram na Justiça de vários países a exclusividade do uso da marca e o fato de a cerveja tcheca estar aparecendo no mercado brasileiro não passa desapercebido dos executivos da empresa norte-americana no Brasil.
A cerveja tcheca está sendo importada pela empresa Licínio Dias & Cia. Ltda há cerca de três anos. Foi distribuída primeiro no varejo de Recife, sede da importadora, e depois em São Paulo.
"Começamos trazendo pouco e hoje a cerveja vende bem", disse o importador. Segundo ele, a Budweiser tcheca começou a ser fabricada em 1531 e é uma das cervejas mais tradicionais da Europa.
A versão da Anheuser-Busch é diferente. Segundo a empresa norte-americana, ela começou a usar o nome Budweiser em 1876 e a cervejaria tcheca teria sido fundada somente em 1895, passando a usar o nome Budweiser nos últimos trinta anos.
"Estamos cientes de que um importador está trazendo essa cerveja para o Brasil", disse o gerente-geral da Budweiser no Brasil, Timothy Altaffer. Segundo ele, esse produto não terá impacto nas vendas, mas a Anheuser-Busch tem o direito de explorar o uso da marca Budweiser no Brasil.

Texto Anterior: Ministro nega juro menor na poupança
Próximo Texto: Empresa gaúcha lança cereal diet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.