São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consórcio tem novas regras

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As novas regras do consórcio imobiliário, anunciadas pelo Banco Central em julho, entraram em vigor na segunda-feira passada, dia 1º de setembro.
A principal mudança ocorreu nos prazos dos consórcios, que passaram de 100 meses para 180 meses. O uso das cartas de crédito também foi alterado.
A partir de agora, elas podem ser usadas para a compra de imóveis -residenciais ou comerciais, novos ou usados, imóveis na planta e terrenos-, construção e reforma.
Com a nova regulamentação, as administradoras ganham maior liberdade de ação. Isso exige mais atenção por parte dos interessados em uma cota de consórcio.
A taxa administrativa e o fundo de reserva, por exemplo, estão livres. Esses índices devem ser estipulados em contrato, assim como o prazo do consórcio, o valor do seguro de vida, as taxas bancárias, o índice de correção das prestações e as condições dos sorteios.
Para evitar problemas futuros, os consorciados devem ler o contrato com cuidado, checando se tudo o que está sendo proposto foi especificado no documento.
A administradora também pode escolher a região de atuação, o que pede atenção do consorciado.

Texto Anterior: Escolha bem a casa do seu cachorro
Próximo Texto: Financiamento mais acessível
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.