São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Eu não consigo mais respirar"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

"Eu não consigo mais respirar"
Uma porta-voz da ordem Missionárias da Caridade revelou ontem as últimas palavras de madre Teresa, pouco antes de sua morte. "Eu não consigo mais respirar", disse a religiosa antes de cair sobre sua cama. Ela morreu em seguida.
Segundo Sunita Kumar, depois do jantar e das orações de sexta-feira, madre Teresa reclamou de mal-estar e dores nas costas.
Seu estado deteriorou-se enquanto ela tentava beber um pouco de água. As freiras chamaram o médico pessoal de madre Teresa, Alfred Woodward, que estava na sala ao lado. Ele massageou seu peito, mas o coração não reagiu.
O arcebispo de Bombaim, Ivan Dias, lembrou ontem as palavras de madre Teresa depois de um dos vários momentos em que a religiosa esteve perto da morte.
"Eu fui ao portão do céu, mas São Pedro me disse: 'Volte, não há pessoas pobres aqui para serem atendidas'. Então eu voltei para continuar meu trabalho", disse madre Teresa, segundo Ivan Dias.
O arcebispo, que serviu como bispo da Albânia, disse que as palavras foram pronunciadas em visita ao país, depois de um período em que ela esteve doente.
A agência Reuter divulgou relato do jornalista Granville Watts, que, em 1979, informou madre Teresa que ela havia ganho o Prêmio Nobel. O jornalista recebeu antecipadamente a informação. "Sua resposta foi típica: 'Eu não sou merecedora"', afirmou. "A bênção de Deus estará com as pessoas que receberam o prêmio", disse ela.

Texto Anterior: Duas mulheres entre o sagrado e o profano
Próximo Texto: Papa celebra missa pela religiosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.