São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
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Siena chega para brigar entre os médios

DA REPORTAGEM LOCAL

O sedã médio Fiat Siena, terceiro membro da família Palio, chega ao mercado brasileiro nas próximas semanas, via Argentina, com muita disposição para enfrentar os rivais do hoje concorrido segmento que inclui VW Polo, Escort e Corsa Sedan.
Os preços, da versão básica EL 1.6, da intermediária EL 1.6 16V e da topo-de-linha HL 1.6 16V, não foram divulgados oficialmente pela Fiat, mas devem acompanhar os dos concorrentes diretos: o Corsa Sedan custa a partir de R$ 17,3 mil, o Ford Escort, R$ 19,5 mil, e o Polo, R$ 21 mil.
A Folha e o Instituto Mauá de Tecnologia testaram a versão HL, com motor de 1.580 centímetros cúbicos (cc), 16 válvulas e 106 cavalos (cv) de potência -além dessa motorização, há outra com injeção monoponto e 82 cv.
Design
As principais armas do Siena para enfrentar os rivais são o design, com assinatura do centro de estilo italiano Idea, e a dirigibilidade agradável, seja no tráfego pesado ou na estrada. Outro destaque é a capacidade de carga do porta-malas, de até 500 litros, segundo a Fiat.
O Siena 16 válvulas mostrou que tem um motor equilibrado quando é realmente exigido.
No teste, o carro gastou exatos 11,03 segundos para ir de 0 a 100 km/h -com o ar-condicionado ligado, a variação foi mínima: 11,18 segundos. Ao motorista, a direção fica mais agradável em altas rotações, quando o motor oferece a melhor faixa de torque (força).
Já em baixas rotações, o carro demora para recuperar a velocidade -fato comum em motores com 16 válvulas.
Câmbio preciso e estabilidade são outros pontos favoráveis. O Siena não apresenta maiores tendências de desgarrar em curvas mais acentuadas.
Por dentro, o sedã Fiat traz o mesmo acabamento de bom gosto e funcionalidade existente no Palio. Os instrumentos ficam à mão e oferecem leitura rápida, e o volante tem boa empunhadura.
Quanto à segurança, o Siena oferece um bom pacote -cinto de segurança com pré-tensionador (prende com maior firmeza o corpo ao banco, em caso de colisão) e sistema antiincêndio, além de airbag duplo e freios antitravamento ABS (opcionais).

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