São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado quer dados sobre guerra fiscal

Vilson Kleinubing fala em CPI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Senado vai exigir dos governadores a divulgação dos contratos com montadoras de automóveis que estariam recebendo benefícios fiscais e facilidades de crédito ao escolherem o Estado em que deverão instalar fábricas.
A afirmação foi feita ontem pelo relator da subcomissão destinada a examinar a política de incentivos oferecidos às empresas pelo governos estaduais, senador Vilson Kleinubing (PFL-PR).
Em sua primeira reunião de trabalho, a subcomissão ouviu o depoimento do presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Fernando Rezende.
Rezende disse ter dificuldades para estudar o assunto porque os governadores não divulgam as condições previstas nos contratos.
"Penetrar nos meandros desses documentos tem sido um esforço não bem-sucedido", disse Rezende. Segundo ele, os governos estaduais contornam proibições legais nos contratos e protocolos assinados com as empresas.
O presidente do Ipea defendeu que o Senado reúna, em uma só discussão, a guerra fiscal e a necessidade de uma nova política de desenvolvimento regional para o país. "A escalada da guerra fiscal se dá no vácuo da instituição de uma nova política de desenvolvimento", disse.

Texto Anterior: Oposição questiona lei das comunicações; Telet consegue liminar para entrar na banda B; Bancários abandonam negociação salarial; Cervejarias terão novo prazo para associação
Próximo Texto: Mercosul faz cúpula em meio à crise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.