São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kuerten briga no carpete para obter vaga na Copa do Mundo

Torneio é disputado somente entre os oito melhores do ano

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre os nove tenistas que mais pontuaram na temporada 97, o brasileiro Gustavo Kuerten, que completa 21 anos hoje, tem como maior objetivo até o fim do ano a classificação para a Copa do Mundo da ATP.
A competição reunirá em Hannover (Alemanha), entre 10 e 16 de novembro, os oito jogadores com melhor desempenho no ano.
A quadra coberta e o piso de carpete do torneio são os principais obstáculos para Kuerten, que se vê em desvantagem por sua inexperiência nessa superfície.
Ele considera a Copa o evento mais importante do ano depois do Grand Slam.
"O problema é que todos os outros tenistas que devem se classificar já jogaram em carpete e sabem o que fazer. Eu não sei direito."
No ano passado, Kuerten disputou apenas dois torneios em carpete, tendo chegado às quartas-de-final de um, em Pequim (China). Na ocasião, foi eliminado pelo inglês Greg Rusedski, dono do saque mais forte do circuito.
Para esta temporada, Kuerten espera se adaptar ao piso nas primeiras semanas de jogos.
Antes do torneio -com premiação total de US$ 3,3 milhões-, ele jogará cinco torneios e uma exibição, esta em Hong Kong (China).
"Sei que não vai ser como na grama, em que joguei um torneio e fui direto para Wimbledon. Terei tempo para me adaptar."
Pete Sampras (EUA), Michael Chang (EUA), Patrick Rafter (AUS), Sergi Bruguera (ESP), Carlos Moyá (ESP), Alex Corretja (ESP) e Jonas Bjorkman (SUE) são os sete que, por enquanto, estariam classificados para a disputa.
Kuerten e Thomas Muster (AUT) empatam no oitavo lugar e, atrás deles, aparecem Marcelo Ríos (CHI), Felix Mantilla (ESP) e Yevgeny Kafelnikov (RUS).
"Sou dos que tem menos chance nesse piso, mas no nível de tênis em que estou, é imprevisível. Se conseguir me adaptar, posso sair jogando bem e me garantir em Hannover. Ainda estou confiante", disse Kuerten.

Texto Anterior: Itália conta com 'efeito Diana'
Próximo Texto: Desinformação faz Brasil errar cidade-sede do Sul-Americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.