São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira dicas para obter bons resultados

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Se você vai digitalizar fotos, o ideal é fazer uma boa ampliação no maior tamanho. Assim, o scanner terá mais área de leitura, e a qualidade será melhor.
Procure fazer o enquadramento correto na hora de posicionar o original a ser digitalizado para que, posteriormente, os ajustes de ângulo sejam desnecessários, garantindo melhor qualidade.
Cuidado com as áreas com excesso de luz ou muito sombreadas. Durante o ajuste, é preciso não perder detalhes, evitando transformar luz ou sombra em borrão.
O scanner trabalha melhor em áreas com excesso de luz do que com sombras. Se a foto tiver ambas, priorize o ajuste das sombras.
Procure criar um padrão de qualidade. Se você digitaliza sempre o mesmo tipo de imagem, faça o maior número de testes. Tente alternativas diferentes e escolha a melhor para cada caso.
Anote em uma planilha o resultado dos seus testes para poder retomá-los em casos similares.
Cuidado com os filtros de ajuste do tipo "unsharp mask". Eles podem destruir a imagem. Uma dica é tentar começar seus testes com os seguintes números: sharpness 150%, radius 1,0 e threshold 3,0.
Faça um teste em uma impressora do tipo sublimação com uma das imagens digitalizadas em 300 ppp. Essa será a melhor referência para a qualidade do seu scanner.

Texto Anterior: Qualidade de foto depende de padrão
Próximo Texto: Scanner vira aliado de micro e impressora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.