São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Almino deixa o PSDB e critica gestão de FHC

Deputado deve se filiar ao PSB

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O deputado federal Almino Affonso (PSDB-SP) anunciou ontem em Recife (PE) que vai deixar o partido por discordar da conduta política do governo federal.
"A minha saída do PSDB é algo que vem vindo, é um processo em marcha. Vocês devem ter visto as várias oportunidades que tive de confronto, votando contra o governo. Acho que isso não é bom. Em um instante você tem que optar. Não me agrada, o ideal é que não se precisasse fazer variações partidárias, mas para mim foi necessário", afirmou.
O deputado -que deve se filiar ao PSB- disse não concordar com a política econômica do governo que, segundo ele, "leva a uma asfixia social, sem que haja mudanças à vista".
Para Affonso, a postura política do presidente "e amigo dileto" Fernando Henrique Cardoso não é fruto das alianças partidárias, mas de uma situação que classificou de "ainda mais grave".
"Não é o PFL que induz o presidente. Ele é que pensa assim", afirmou o deputado. "Eu acho que a linha política do Fernando Henrique é dele próprio."
Affonso disse que não sabe a razão das diferenças entre a prática e o discurso de FHC e que espera que "em algum momento ele (o presidente) responda a questão".
Retorno às origens
O deputado fez as declarações no início da noite de ontem, após se reunir com o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Miguel Arraes.
Affonso, um dos fundadores do PSDB, afirmou que recebeu convite de Luiz Inácio Lula da Silva para ingressar no PT, mas deixou claro sua preferência pelo PSB. "Será uma volta às origens."
Na próxima sexta-feira, o parlamentar vai se reunir com o diretório do PSDB para anunciar oficialmente sua decisão. A filiação ao novo partido deve ocorrer nos próximos dez dias.
Outro fundador do PSDB, o ex-governador cearense Ciro Gomes, também está negociando sua saída do partido e filiação ao PSB. Ele também tem feito críticas públicas ao governo de FHC.

Texto Anterior: Publicitários criticam lei
Próximo Texto: Ciro Gomes chama FHC de 'oportunista'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.