São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santa Cruz comemora 45 anos com homenagem a Charbonneau

Missa lembra morte de padre canadense, ocorrida há 10 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

O Colégio Santa Cruz comemora hoje seus 45 anos com uma série de homenagens ao padre canadense Paul-Eugène Charbonneau, morto há exatos dez anos.
Além de uma missa -que será celebrada pelo arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns-, o evento também terá o lançamento do livro "Charbonneau - Ensaio e Retrato", do artista plástico Alberto Martins.
Nascido em 1925 em Sainte-Agathe-des-Montes, no Québec, Charbonneau é até hoje considerado a "alma" do Santa Cruz, onde começou a lecionar em 1959.
Filósofo humanista -escreveu mais de 40 livros-, sempre esteve envolvido em temas polêmicos, como a reforma agrária e métodos anticoncepcionais. Utilizava em suas aulas autores como Sartre, Kafka e Dostoiévski.
"O Charbonneau, nos anos 60, era um ídolo dessa geração", lembra Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães, diretor geral do Colégio Santa Cruz.
Percebendo que o mundo caminhava para a comunicação de massas, participou de uma série de programas de rádio e de televisão e foi colaborador regular da Folha desde 1980.
"Se ele fosse vivo hoje, a mídia em que estaria trabalhando é a Internet", diz Magalhães, que também põe hoje no ar a nova página na Internet do colégio.

Hoje no Colégio Santa Cruz - av. Arruda Botelho, 255, Alto de Pinheiros, tel (011) 831-4655;
9h - Missa solene, com d. Paulo Evaristo Arns;
11h - Lançamento de "Charbonneau - Ensaio e Retrato", (Scipione Cultural, 256 págs. R$ 29,90)
11h30 - Apresentação de conjunto de flautas de alunos da 3ª série; projeção de vídeo sobre Charbonneau; lançamento da página do Santa Cruz na Internet (http://www.santacruz.g12.br)

Texto Anterior: Ponte aérea Rio-SP terá dois vôos extras para desafogar aeroporto
Próximo Texto: Prefeitura erra em mapa da cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.